Institucional


FUNDAÇÃO:
     Com a divisão do Estado de Mato Grosso em 1.977 e instalação do Estado de Mato Grosso do Sul em 1979, fundou-se em 23 de fevereiro de 1.979, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul - FETAGRI-MS, entidade sindical de 2º grau, pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais existentes na época: de Anaurilândia, Bataiporã, Coxim, Ivinhema, Iguatemi, Nova Andradina e Naviraí.
Foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 23 de maio de 1.979, representando atualmente 68 Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados, sendo a FETAGRI-MS por sua vez, filiada a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

FINALIDADE:
Tem por finalidade, o estudo, a defesa, a representação e coordenação dos interesses profissionais, individuais e coletivos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado, bem como promover e realizar pesquisa, ensino, treinamento, qualificação e requalificação profissional e de colaborar com o desenvolvimento institucional.

TRANSIÇÃO:

Histórico de criação da FETTAR e CONTAR

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR foi constituído para representar a categoria trabalhadora rural, reunindo os assalariados rurais e os pequenos agricultores em uma única estrutura sindical. Ao longo dos últimos 50 anos, foram alcançados significativos avanços em termos de direitos e de políticas públicas para esses trabalhadores. A principal pressão externa foi exercida pelo poder Judiciário, que firmou claro entendimento de ser a categoria trabalhadora rural uma categoria eclética, ou seja, aquela que integra mais de uma categoria específica, estabelecendo que a criação de entidades de representação de assalariados e assalariadas rurais ou de agricultores e agricultoras familiares no campo não feria o princípio constitucional da unicidade sindical. Esse entendimento abriu caminho para o surgimento de diversas entidades específicas por fora do MSTTR, constituindo-se, além dos Sindicatos, a possibilidade de criação de federações e confederações próprias específicas. Diante desse cenário, o Conselho Deliberativo Extraordinário Ampliado, aprovado pelo 11º CNTTR, deliberou pela necessidade de estruturar dois sistemas sindicais autônomos e harmônicos: um para representação sindical de agricultores e agricultoras familiares (CONTAG) e outro para representação dos assalariados e assalariadas rurais (CONTAR). Em cumprimento às deliberações do Conselho, as Federações e os Sindicatos adotaram iniciativas para ampliar o debate e realizar o processo de dissociação sindical, seja através da mudança de sua representação, mediante alteração estatutária, seja através da criação de novas entidades. Entre 2014 e o 1º semestre de 2016, o Sistema CONTAG passou por um período de profundas transformações. Seguindo a orientação para a dissociação sindical, as Federações do Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Maranhão, Bahia, Goiás, Tocantins, Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Sergipe, Rondônia, Paraíba e Distrito Federal realizaram seu processo de dissociação sindical transformando sua representação para a categoria dos agricultores e agricultoras familiares. Também foram fundadas novas Federações específicas de agricultores e agricultoras familiares no Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Já as Federações do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro optaram pela representação sindical de assalariados e assalariadas rurais de seus respectivos estados, também foram fundadas novas Federações específicas de assalariados e assalariadas rurais nos estados do Pará, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, que somadas às Federações do Mato Grosso do Sul e do Rio de janeiro, compõem o Sistema CONTAR (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais), que foi fundada em Brasília, no dia 31 de outubro de 2015, por ocasião da realização do 1º Congresso Extraordinário dos Assalariados e Assalariadas Rurais.

Com isto a A FETTAR-MS – Federação dos trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado MS filiada à CONTAG, hoje representa 54 Sindicatos dos Trabalhadores assalariados rurais filiados e um total de aproximadamente de 67.000 (Sessenta e Sete mil trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais. Em 2017 completou 38 anos de lutas na defesa dos direitos e interesses da categoria representada (assalariados) (as) rurais e agricultores (as) familiares. Entre outras Bandeiras de Lutas, a FETTAR MS enquanto Movimento Sindical dos Trabalhadores e trabalhadoras Assalariados Rurais no estado de MS, destaca-se nas Políticas de conquista de Valorização do salário e o fortalecimento do trabalhador rural, através de ações direcionados a categoria tais como; combate à pobreza rural; segurança alimentar nutricional; geração de rendas e Educação para o Campo.